Noticias

Jovem de 18 anos luta com crocodilo para salvar os irmãos em Vanduzi

Helena Gaspar António, de 18 anos, arriscou a própria vida para salvar os dois irmãos durante um ataque de crocodilo no rio Tembwe, distrito de Vanduzi, província de Manica. No ato de coragem, perdeu três dedos da mão direita.

O incidente ocorreu quando Helena e seus irmãos — um menino de 11 anos e uma menina de 15 — atravessavam o rio a caminho do Hospital de Catize, no distrito de Macate. Durante a travessia, o irmão mais novo foi atacado por um crocodilo.

Sem hesitar, Helena e a irmã lançaram-se ao rio para socorrê-lo. A jovem conseguiu libertar o irmão, mas o animal virou-se contra ela, causando-lhe ferimentos graves.

> “Íamos ao hospital porque o meu irmão estava com dores. Ao tentarmos atravessar o Tembwe, ele caiu na água e, por perto, o animal estava prestes a devorar. Não deixamos. Lutamos contra o réptil que, após deixar meu irmão, veio me amputar os dedos”, contou Helena.

O menino de 11 anos encontra-se em estado grave e está a receber tratamento no Hospital Provincial de Chimoio.

O caso ocorreu numa zona onde a travessia do rio é feita a pé ou a nado. Nesta época chuvosa, o nível da água chega a cerca de dois metros, aumentando o risco de ataques por animais selvagens.

Helena é agora vista como uma heroína local, símbolo de coragem e sacrifício pela vida dos seus irmãos.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao Topo